Notícia

23/04/2014

Estrada na Holanda brilha no escuro

Um trecho de uma estrada na Holanda recebeu uma pintura especial que brilha no escuro, para aumentar a segurança sem gastar muita energia. A pintura contém um pó que é carregado durante o dia, com a luz do sol, e, lentamente, libera um brilho verde à noite.

O artista interativo Daan Roosegaarde se associou à empresa de engenharia civil holandesa Heijmans para implantar a ideia. A tecnologia está sendo testada em um trecho de 500 metros e o lançamento oficial é previsto para o final deste mês. É a primeira vez que as "faixas que brilham" são implantadas em uma estrada - a N329 em Oss, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Amsterdã. Uma vez carregada, a faixa pode brilhar por até oito horas no escuro. Incentivar a inovação "O governo está apagando a iluminação pública à noite para economizar dinheiro, a energia está se tornando muito mais importante do que poderíamos ter imaginado há 50 anos", disse Roosegaarde à BBC no ano passado.

"Este (projeto na) estrada é sobre segurança e com o foco em um mundo mais autossustentável e mais interativo." A Heijmans já estava trabalhando em projetos envolvendo postes de energia neutros quando o Roosegaarde se associou à empresa. Heijmans disse que a tecnologia também é "uma alternativa sustentável para lugares onde não há iluminação convencional".

A inovação nas estradas deve ser incentivada, disse o professor Pete Thomas, do Centro de Investigação de Segurança de Transportes da Universidade de Loughborough (Grã-Bretanha), mas novas tecnologias precisam ser testadas e sua eficácia em segurança precisa ser comparada com tecnologia já existente, como os tradicionais marcadores em estradas que brilham com a luz dos faróis dos automóveis. "Colocar essa tecnologia em todas as estradas sem iluminação seria um grande investimento. Por isso, precisamos de provas concretas sobre como isso se compara com (a tecnologia) que já temos", disse ele. O projeto ainda está em testes e espera-se que possa ser expandido internacionalmente ainda neste ano.

Fonte: BBC   -  Divulgação: Rádio Nativa FM/PLF

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados