Notícia

22/10/2014

COMISSÃO VISITA TERRA GUARITA PARA AVALIAR INSTALAÇÃO DA UFFS INDÍGENA

Na última sexta-feira, 17 de outubro, uma Comissão designada pela Reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) esteve em Tenente Portela conhecendo e avaliando a estrutura do município para a instalação de um campus universitário exclusivo para índios na Terra Guarita. A visita iniciou às 9h no gabinete do prefeito e se estendeu por todo o dia, sendo referenciados pontos importantes ligados à economia, infraestrutura, logística, campo de trabalho, dentre outros. As lideranças indígenas, coordenadas pelo Cacique Valdonês Joaquim ainda levaram a comissão a conhecer possíveis locais para a construção do prédio que abrigará as futuras instalações do campus universitário.

Durante a visita vários pontos relevantes foram levantados pela Comissão da UFFS, dentre eles, os acessos rodoviários, a base econômica, o crescimento da economia, a construção civil, a disponibilidade de hotéis, clubes e outras áreas de lazer, os sistemas de educação, a indústria, e, é claro, a estrutura da Terra Indígena. Após debater vários temas no gabinete do prefeito, a Comissão se dirigiu ao Setor do KM 10 onde manteve audiência com o Cacique e com o prefeito de Redentora, Marcos César Giacomini. Em seguida, foram visitadas áreas de terras nos municípios de Redentora e Tenente Portela, a fim de apresentar a comissão algumas sugestões de locais para a construção do prédio.

Os membros da bancada também foram informados a respeito da estrutura do Hospital Santo Antônio e a presidente da Associação Hospitalar Beneficente, Mirna Braucks, colocou a casa de saúde a disposição da Universidade para a realização de estágios do curso de enfermagem. Outras empresas do ramo agrícola também manifestaram apoio a implantação do campus, se disponibilizando a receber estagiários nas áreas de gestão e agronômicas.

O prefeito Elido Balestrin avaliou positivamente a visita da Comissão e acredita que a Terra Guarita e o município de Tenente Portela possuem potencial suficiente para receber o campus, pois vários fatores determinantes para a tomada de decisão se destacam em solo portelense, como a área da saúde, os acessos asfalticos, a grande população indígena, a infraestrutura, os loteamentos, dentre outros. Outros pontos destacados pela administração de grande valia para a UFFS dizem respeito a forte bacia leiteira, a fábrica de queijo Taurino e a Ave Mais incubadora de ovos, a subestação de energia e o distrito industrial.

Ao todo, sete terras indígenas apresentaram candidatura para ser sede do campus.

 

 

Fonte: Tiago M. Albarello/ Rádio Nativa FM/ MFB

 

 

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados