Notícia

24/11/2014

ÍNDICE DE VENDAS DO COMÉRCIO (IVC) REGISTRA AUMENTO NO MÊS, MAS VAREJO SEGUE EM QUEDA

O comércio gaúcho fechou setembro de 2014 com um aumento real de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice é divulgado considerando as sete mesorregiões do Estado e 30 municípios. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
O resultado positivo foi provocado pelo comportamento das vendas do comércio atacadista (IVA), que apresentou, na mesma base de comparação, elevação de 4,0%. Já o comércio varejista (IVV) registrou leve recuo de 0,4%.
Fatores como confiança do consumidor em níveis baixos, a inflação persistentemente elevada e os juros atualmente praticados continuam a apresentar grande influência sobre o comportamento das vendas do comércio varejista gaúcho. Em setembro de 2014, o recuo ocorreu em cinco das nove atividades pesquisadas, com destaque negativo para o ramo de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (-4,3%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Domésticos (-8,3%).
No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresentou expansão real de 0,8%, fruto do crescimento de 2,6% do comércio atacadista (IVA). O comércio varejista (IVV) teve um desempenho negativo de 1,0% na mesma base de comparação.
Em 12 meses, o IVC cresceu 1,8%, também influenciado pelo comércio atacadista, com alta de 3,3%, e desempenho positivo de seis das oito atividades pesquisadas. Já o comércio varejista (IVV) registrou nova desaceleração em 12 meses influenciado por quedas consecutivas, registrando expansão de apenas 0,3% no período.
Em setembro de 2014, das sete mesorregiões analisadas, seis apresentaram aumento das vendas no comércio, com destaque para as regiões Centro Ocidental Rio-Grandense (5,6%) e Centro Oriental Rio-Grandense (5,7%). A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre apresentou um crescimento de 3,1%. Apesar do bom resultado do atacado, o varejo permanece caindo nessa mesma base de comparação.
 
Fonte: Diário da Manhã/ Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

08/11/2022 - Terça-Feira
Soja
170,00
Milho
84,00
Trigo
92,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados