Notícia

02/10/2015

Ateliê ajuda a difundir a cultura do bambu

As possiblidade de uso do bambu são diversas. Pode-se construir uma casa, criar os móveis e, até mesmo, comer o broto do bambu, que é similar ao do palmito. Por isso, e com o objetivo de difundir a cultura do bambu na região, atividades de capacitação vêm sendo promovidas em Planalto, em parceria com o Instituto Bambu Ka Há.
 
No fim de setembro, o colombiano Carlos Marin veio até Planalto ministrar uma capacitação sobre técnicas utilizadas na produção de objetos de bambu. Ele trabalha com bambu há 20 anos. Num primeiro momento, foram desenvolvidas máquinas, pois o trabalho com bambu é diferente do trabalho com madeira. “O bambu é irregular, nenhuma peça é igual à outra. Então, para se trabalhar com esta planta, deve-se começar pelo maquinário. Tivemos, então, que montar as máquinas”, explica Marin. Já com o maquinário pronto, no segundo momento foi começado a desenvolver os produtos. “Ao longo deste período, desenvolvemos várias técnicas de trabalho, incluindo técnicas de lixado, de corte, de colagem e, ao mesmo tempo, a fazer também os produtos”, explana.
 
Marin mora em Brasília há três anos e já conhecia a cultura do bambu em outras cidades do Brasil. No entanto, não conhecia esta região.
 
– Acredito que tem muito para fazer. Tem espaço, tem terra e tem conhecimentos que poderiam ser aplicados no bambu. A região tem um grande potencial para esta cultura. Uma coisa que achei interessante também é a vontade das pessoas. Se derem um pouco mais de importância, a cultura do bambu tem muito futuro aqui – disse.
 
Fonte: O AU/ Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados