Notícia

03/05/2016

Erval Seco: Mais água para o interior do município

Mais água para o interior do município
 
Com o objetivo de levar mais água de qualidade para o interior do munícipio, o prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, esteve em uma audiência em Porto Alegre, na terça-feira, 26, com o secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Gerson Burmann. Na oportunidade, foi assinado um Acordo Operacional entre o município e o governo estadual, que prevê a liberação de máquinas e equipamentos por parte do Estado para perfuração de dois poços artesianos no interior de Erval Seco, com contrapartida através de despesa com combustível dos equipamentos e veículos utilizados para perfuração e teste de vazão.
 
Também é contrapartida do município fornecer revestimento necessário para cada um dos poços, bem como colocar à disposição a área do local onde estes serão perfurados, além da execução em parceria com as comunidades beneficiadas e a instalação da rede dentro do prazo estabelecido.
 
 Poços artesianos beneficiarão cerca de 50 famílias
 
Será perfurado um poço artesiano na comunidade da linha Machado, na propriedade de Darci Emílio Durks, e outro na linha Ponte Nilo Fabris, na propriedade de José de Brito Costa, sendo que estas obras beneficiarão aproximadamente 50 famílias. “A perfuração dos poços trará mais qualidade de vida aos agricultores e agricultoras das comunidades beneficiadas. Hoje as famílias possuem água encanada oriunda de fontes protegidas, no entanto, para situações de emergência por estiagem é fundamental uma maior vazão de água”, comentou Leschewitz.
 
A perfuração desses poços é resultado de reivindicação de muitos anos. Na comunidade da linha Ponte Nilo Fabris, a solicitação de autorização prévia para perfuração aconteceu ainda em fevereiro de 2010 e sua Portaria de Liberação para perfuração emitida em 2014 pelo Departamento de Recursos do RS. Em se tratando da comunidade da linha Machado foi encaminhado, em julho de 2013, a solicitação de autorização prévia para perfuração e a Emissão da Portaria de Autorização, emitida em junho de 2014, pelo Departamento de Recursos do Estado. “A parceria entre os proprietários das áreas que colocaram parte de suas propriedades à disposição das comunidades e a municipalidade reforçou o encaminhamento da solicitação junto ao Estado. Este acordo é extremamente positivo para Erval Seco, trazendo mais qualidade de vida às famílias de nosso interior”, finalizou o prefeito.
 
Também estiveram presentes no ato da assinatura o deputado estadual Gilmar Sossella, seu assessor, Marcos Antonio Gemelli de Castro, e o vereador de Erval Seco, Paulo Levino Hemann, bem como o diretor do Departamento, Carlos Alberto Vigne.
 
 
Fonte: O AU/ Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados