Notícia

13/06/2017

Erval Seco está em situação de emergência

No município de Erval Seco o Prefeito Municipal, Leonir Köche, decretou “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” face os danos causados pelas chuvas. Segundo dados fornecidos pela EMATER, escritório de Erval Seco, foram aproximadamente 1.200 mm de chuva no município no período de aproximadamente 40 dias. A decisão de decretar Situação de Emergência foi tomada após a reunião realizada com a defesa Civil Municipal no dia 08 de junho.
 
O Prefeito Leonir relatou os principais problemas enfrentados pelo município neste período de chuvas intensas e intermitentes: “Passamos por uma situação muito preocupante esta da chuvarada, foram mais de quatro semanas, aproximadamente 40 dias de chuva, e, neste período, não conseguimos fazer absolutamente nada no que se refere a recuperação de estradas a não ser pequenos socorros em casos pontuais. Todas as estradas estão com problemas de vertentes que se abriram no meio delas provocando valas e atoleiros. Dezenas de pontilhões e bueiros ficaram danificados. Estamos cientes de que em muitos lugares o transporte escolar ainda não consegue entrar para buscar alunos e o transportador de leite também não consegue chegar para coletar o produto na propriedade rural. O transporte escolar foi paralisado na quinta e sexta-feira (08 e 09 de junho), bem como as aulas nas escolas municipais e em algumas escolas estaduais. O município está um caos, mas felizmente, nas estradas gerais onde conseguimos realizar um trabalho consistente de recuperação, o trânsito ainda flui normalmente, mas as estradas vicinais, infelizmente, grande parte delas, está intransitável.”
 
            Sobre os prejuízos na agricultura, o Prefeito Leonir disse: “Tem um pouco de soja que ficou na lavoura e que está praticamente perdido. A produção de feijão, que apesar de pequena, foi completamente comprometida, mas o que nos preocupa também é a silagem, pois o milho safrinha e a pastagem estão prejudicados com a chuvarada o que impacta diretamente na produção da bacia leiteira que é um diferencial em nosso município. Estamos tendo a produção de leite diminuída e consequentemente a renda do produtor”. A estimativa é de que já houve uma redução de 30% na produção de leite.
 
 
O Prefeito Leonir fez questão de afirmar que, apesar de tudo, em Erval Seco não houve enchentes e inundações e nenhuma família ficou desabrigada e que as estradas serão recuperadas assim que o tempo permitir, “tem muitos municípios piores que o nosso e assim que tivermos algumas semanas de tempo firme os problemas serão solucionados”. O Prefeito ainda pediu bom senso e compreensão dos munícipes, pois “agora todos querem ser atendidos primeiro e isto é impossível, é uma grande preocupação nossa, mas vamos recuperar as estradas o mais breve possível”.
 


Foto e fonte: ASCOM Prefeitura Erval Seco
Divulgação: Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados