Notícia

15/01/2018

A União Faz a Vida alcança mais de seis mil alunos

O programa A União Faz a Vida é uma iniciativa do sistema Sicredi, realizado há mais de 22 anos em território nacional. Na região da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, o programa já completa seus 18 anos, sendo realizado atualmente em oito munícipios da região, contemplando 51 escolas, 6.258 alunos, 672 educadores e 374 funcionários da educação nos municípios. Desenvolvido por meio de uma parceria da cooperativa com Poder Público Municipal, pelas quais ambas as partes realizam aportes financeiros, o programa está presente nos municípios de Rodeio Bonito, Vista Alegre, Ametista do Sul, Pinhal, Taquaruçu do Sul, Planalto, Erval Seco e em São Carlos (SC).

 

 

Os projetos desenvolvidos têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania. As escolas utilizam a metodologia de projetos orientada para pautar o aprendizado durante o ano e a assessoria periódica orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos mesmos. Além dos projetos, o programa promove a formação continuada de educadores, por intermédio da Assessoria Pedagógica contratada, hoje prestada pela FAI Faculdades de Itapiranga (SC), garantindo que o profissional esteja habilitado para aplicar as práticas da educação cooperativa na escola e atuar como um mediador de saberes. Foram oferecidas, em 2017, em média, 16 horas de formação por educador, divididas em oficinas, assessoria e planejamento mediado.

 

 

Mais de 170 projetos desenvolvidos

No ano de 2017, apenas na região da cooperativa, as escolas desenvolveram 177 projetos, abrangendo diversos temas, como família, inclusão digital, saúde, alimentação, qualidade de vida, espiritualidade, musicalidade, entre outros assuntos que necessariamente devem partir do interesse dos alunos e voltados para sua realidade. Estes projetos incentivam na construção de cidadãos melhores, capazes de opinar, de participar, de liberar e empreender, por isso essa proposta tem pautado como grandes princípios a cooperação e a cidadania.

 

 

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, os municípios organizaram suas amostras pedagógicas a fim de mostrar para as comunidades os trabalhos desenvolvidos durante o ano. Foram realizadas exposições, apresentações artísticas, peças teatrais, musicais, entre outras atividades que expressaram os conhecimentos adquiridos através dos projetos.

 

 


Foto: Sicredi
Fonte: Gustavo Menegusso, com informações da Assessoria de Comunicação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados