Notícia

19/02/2018

No nordeste e em São Paulo, produtores desenvolvem cebola que não causa irritação nos olhos

É do imaginário popular que cortar cebola faz o cozinheiro chorar. A questão é que nem todo mundo chora picando o bulbo que dá sabor a quase todos os pratos. Os que vão às lágrimas são aqueles alérgicos aos componentes sulforosos da cebola, que provocam a pungência e a ardência ocular. Para estes, já está disponível no mercado para compra, por enquanto no centro do país, mas em breve em supermercados do Rio Grande do Sul, a Dulciana, variedade suave que poupa a irritação dos olhos de quem precisar fatiar o tempero.

“Durante o corte, algumas células do bulbo são rompidas, liberando enzimas que reagem com os compostos sulforosos presentes na cebola. Esta reação química resulta na formação de gases que, em contato com os olhos, podem reagir, gerando incômodo, ardência e choro, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa,” comenta Patrícia Guerra, gerente de Cultivo da Bayer América Latina.

A Dulciana pode alcançar produtividade de 70 toneladas por hectare em plantios com média tecnologia, contra as 25 toneladas por hectares da cebola comum. É um híbrido com maior teor de açúcar e, portanto, menos agudo. Apresenta alta resistência à raiz rosada, doença do solo que mais afeta a produção de cebolas no Brasil, e também possui uma coloração de pele mais clara e com menos casca. As regiões produtoras são o Vale do São Francisco, no Nordeste, e o estado de São Paulo. "Infelizmente esta cebola não pode ser plantada no Rio Grande do Sul, pois se adapta melhor às regiões de latitudes menores. Mas vai poder em breve ser consumida em todo o território nacional", diz Patrícia.

Fonte: Correio do Povo

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados