Notícia

13/03/2018

Febre Amarela: Segundo caso importado é registrado no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), confirmou no dia 6 o segundo caso importado no ano de febre amarela. Trata-se de um jovem do sexo masculino de 19 anos, residente em São Leopoldo, e que esteve em viagem à cidade de Nova Lima, Minas Gerais, entre o final de janeiro e início de fevereiro. Ele chegou a ficar internado, mas já recebeu alta há 10 dias. O primeiro caso importado do ano foi um morador de Jaguarão, que também esteve em viagem a Minas Gerais em janeiro, com a confirmação sendo feita no último dia 21. O Rio Grande do Sul não apresenta registro de casos autóctones (contraídos dentro do Estado) desde 2009.

 

 

O rapaz esteve em viagem a Minas Gerais, onde há a circulação do vírus silvestre, entre os dias 23 de janeiro e 4 de fevereiro, já retornando ao Estado apresentando sintomas de febre, calafrios e insuficiência hepática. No mesmo dia em que retornou, já procurou a Unidade de Pronto Atendimento de São Leopoldo, sendo, em seguida, internado no Hospital Centenário. No dia 13 de fevereiro, o paciente chegou a ser transferido para a Santa Casa de Porto Alegre com indicação de transplante de fígado. Contudo, no dia seguinte, apresentando melhora do quadro geral, teve descartada a necessidade do transplante e recebeu alta hospitalar no último dia 25. O resultado do exame que confirmou a febre amarela saiu nesta terça-feira, 6. Segundo a mãe do jovem, ele teria sido vacinado contra a febre amarela em 2009, embora não haja o registro da dose na carteira de vacinação.

 

 

 

Recomendação à vacinação

A SES recomenda que a população mantenha atualizada a sua vacinação contra a febre amarela, prioritariamente para quem circula ou mora junto a áreas de matas ou tem previsão de viagem para esses lugares, dentro ou fora do Rio Grande do Sul. Quem já tomou ao menos uma dose da vacina já tem imunização suficiente para toda a vida, pois a vacina deixou de ter validade de 10 anos e passou a ser dose única.

 

 

 

Histórico da febre amarela no RS

O Rio Grande do Sul não apresentava casos confirmados de febre amarela desde 2010, quando foi registrado o último importado. Casos autóctones (contraídos dentro do Estado) não são confirmados no RS desde 2009. No Brasil, foram confirmados 723 casos e 237 óbitos entre 1º julho de 2017 a 28 de fevereiro deste ano, distribuídos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal.

 

 

 

 

Fonte: O AU
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados