Notícia

11/05/2018

Sábado é “Dia D” contra a gripe

Que se proteger contra a gripe é essencial já não é mais tema de discussão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 650 mil mortes ao ano estejam associadas a doenças respiratórias causadas pela gripe sazonal. Criada em 1999, no Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, segundo estudos, é responsável por uma queda de 45% no número de hospitalizações de pessoas idosas e redução de 60% na taxa de mortalidade entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, por exemplo.

 

De acordo com a coordenadora regional de imunizações da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), Ana Claudia Lanzoni, é importante lembrar que a vacina contra a gripe protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. “A composição muda todo ano, de acordo com os vírus da gripe que estão em circulação no período”, explicou.

 

 

O Dia D

Marcado como uma data importante para que pessoas pertencentes aos grupos de risco consigam ir até as unidades de saúde para se imunizar fora dos horários normais de atendimento, o Dia D promete ser decisivo para que municípios, coordenadorias, Estado e União atinjam a meta de 90% de proteção em idosos, gestantes, crianças, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, professores e trabalhadores em saúde.

 

– Neste dia, as unidades de saúde de todo o país estarão abertas e atendendo sem fechar ao meio-dia, para que se consiga atingir o maior número possível de pessoas dentro do grupo prioritário. É importante destacar que pessoas com doenças crônicas devem levar a requisição médica, e professores, um contracheque ou algum documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino –, esclareceu Ana Claudia.

 

Em Erval Seco, a sala de vacinas, junto ao Hospital de Caridade, estará com atendimento neste sábado das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

 

Como está a vacinação?

No Estado foram vacinados cerca de 35,39% da população. Na região, os índices chegam a 39,5% na área de abrangência da 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões, e 42% na da 19ª CRS, de Frederico Westphalen. Conforme os dados do “Vacinômetro”, nenhum município daqui atingiu a meta até o momento.

 

 

 


Fonte: Heloise Santi, com informações Sec. Municipal da Saúde
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    Mundo de Ilusões

    Gusttavo Lima

  • 02

    Amor Falso

    Wesley Safadão e Aldair Playboy

  • 03

    O Pedreiro

    Rainha Musical

  • 04

    Ocean

    Alok - Zeeba - Iro

  • 05

    Amor de Verdade

    MC Kekel e MC Rita

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

16/08/2018 - Quinta-Feira
Soja
76,50
Milho
36,00
Trigo
42,00
Arroz
00,00

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados