Notícia

02/08/2018

MAIS DE 500 MIL CRIANÇAS DEVEM SE VACINAR CONTRA A PÓLIO E O SARAMPO NO RIO GRANDE DO SUL

Todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem se vacinar contra a pólio e o sarampo, independente da situação vacinal, a partir da segunda-feira (6). No Rio Grande do Sul, são mais de 528 mil crianças na faixa etária e a meta é vacinar, pelo menos, 95% delas. A campanha ocorre até o dia 31 de agosto.

 

O dia D de mobilização nacional será sábado (18), quando aproximadamente 2 mil postos de vacinação no estado estarão abertos para a imunização. A campanha acontece para aumentar os índices de cobertura vacinal e, assim, diminuir a possibilidade de retorno da pólio e a propagação do sarampo, doenças que já eram consideradas eliminadas no Brasil.

 

Sarampo

 

O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, já causando cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 13 casos confirmados em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas ou em pessoas com contato próximo a elas.

 

 

Pólio

 

A pólio, também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, o último caso registrado no estado foi em 1983.

 

Neste modelo da campanha que ocorre este mês, a vacinação é indiscriminada, ou seja, ela é indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

 

 

Vacinas

 

As vacinas utilizadas para esta estratégia serão a vacina oral da poliomielite(VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Esta também será uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.

 

A vacina da pólio prevista está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira dose aos 2 meses de idade, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

 

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano de idade. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

 

Mais informações estão disponíveis no site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde no endereço http://www.cevs.rs.gov.br/vacinacao-polio-e-sarampo.

 

 

 


Fonte: Governo do Estado do RS
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    Mundo de Ilusões

    Gusttavo Lima

  • 02

    Amor Falso

    Wesley Safadão e Aldair Playboy

  • 03

    O Pedreiro

    Rainha Musical

  • 04

    Ocean

    Alok - Zeeba - Iro

  • 05

    Amor de Verdade

    MC Kekel e MC Rita

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

17/10/2018 - Quarta-Feira
Soja
78,00
Milho
35,00
Trigo
40,00
Arroz
00,00

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados