Notícia

21/09/2018

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL RECEBE O NOME DE MARIA DELOURDES PEREIRA FIGUEIREDO

Em Sessão Ordinária realizada no dia 03 de setembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Erval Seco aprovou o nome da Biblioteca Pública Municipal de MARIA DELOURDES PEREIRA FIGUEIREDO (in memorian).

MARIA DELOURDES PEREIRA FIGUEIREDO- filha primogênita dos 9 filhos de Fausto e Joana Martins Pereira, nasceu no dia 4 de outubro de 1943, casou-se com Francisco Vinicius Falcão Figueiredo e desta união nasceram 3 filhos, sendo esses Lilian, Lisiane e Vinicius. Desde cedo sempre demonstrou dedicação e doação plena na família e no trabalho.

Estudou na Escola N. Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen); Escola Normal, Sagrado Coração de Jesus (Ijuí); e na Escola Normal Borges do Canto (Palmeira das Missões). Concluindo então sua formação apta ao Magistério.

Sua primeira experiência como docente foi no Grupo Escolar Olívia de Paula Falcão,da cidade de Erval Seco. Prestou concurso público estadual e rapidamente foi nomeada.

Assumiu a DIMEP (Divisão Municipal Ensino Primário), na primeira administração do município de Erval Seco, Ediberto Schmidt e Arno Ziech.

Foi Pedagoga- habilitada em Administração Escolar (Ijui); Pós Graduada em Folclore; e Teologia para Leigos (Porto Alegre).

Junto a comunidade, Dona Lourdes, como era conhecida, também deixou o seu nome: Sócia fundadora da APAE de Erval Seco; Presidente do COMDICAES ; Em 1989 participou voluntariamente da elaboração da Lei Orgânica do Município fazendo a correção ortográfica da mesma sendo sua promulgação no dia 04 de abril de 1990. Fez parte da Comissão de seleção e distribuição de cesta básica; Integrou a EFAS- Entidade Feminina de Assistência Social; foi Presidente do Conselho Comunitário da Paróquia Sta. Terezinha e Coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia e da Diocese de Frederico Westphalen; Integrante da Comissão de estudos na Área da Saúde, como Medicina Alternativa- Farmácia Caseira- pesquisando e buscando recursos da natureza; Participou na organização e manutenção do LAR SAMARITANO;

            Na Escola Estadual Olivia de Paulo Falcão, como Diretora, criou o Centro Administrativo e o Salão Nobre. Como amante da tradição sempre quis envolver a escola com as tradições gaúchas, tendo a ideia, juntamente com o grêmio estudantil da escola na época, de organizar o primeiro acampamento farrapo, que hoje é o maior evento do município, a mateada.

             Incansável, ultrapassou fronteiras entre estados, como Paraná, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal onde então realizou trabalhos com Sra. Zilda Harns, voluntária conhecida internacionalmente.

                A filha, Lilian Marchezan, agradeceu em nome da família: “Em nome da nossa família agradecemos aos vereadores pela bela iniciativa de homenagear nossa mãe MARIA DE LOURDES PEREIRA FIGUEREDO que muito fez pela nossa comunidade escolar, religiosa e na área da saúde e pelas pessoas menos favorecidas. Muito obrigado!”

Foto: Arquivo da Família

Fonte: Jornal O Especial

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados