Notícia

15/03/2019

Crise na suinocultura preocupa regional sindical

A falta de pagamento pelos lotes de suínos entregues por dezenas de criadores a uma empresa da região está prejudicando produtores de municípios como Frederico Westphalen, Palmitinho, Vista Alegre, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Pinhal, entre outras cidades. A situação é preocupante em virtude dos reflexos  negativos na economia, já que há casos de integrados que não recebem nenhum valor há mais de oito meses, causando atraso na quitação de contas básicas, como luz e financiamentos dos negócios.

 

O assunto integrou pauta de reunião da Regional da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Médio Alto Uruguai (Astramau), realizada na quarta-feira, 13, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, reunindo representantes destas entidades ligadas à Fetag, oriundos de mais de 20 municípios. Novos encontros serão realizados para discussão de alternativas e medidas que possam auxiliar os criadores.

 

 

Abaixo-assinado

A reforma da previdência também foi tema discutido no encontro. Em âmbito de Estado, a Astramau está coordenando um trabalho de mobilização dos associados e da comunidade em geral, por meio de um abaixo-assinado que será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, contra as mudanças que mexem nos direitos dos trabalhadores rurais.

 

Conforme explica o coordenador da regional e presidente do STR de Palmitinho, Deonir Sarmento, o movimento sindical não é contra a reforma que, em sua opinião precisa ser realizada para evitar a continuidade da concessão de privilégios, mas não aceita as modificações que atingem os agricultores.

 

– O ponto principal que não é aceito trata do aumento das idades para aposentadoria, que amplia em sete anos para as mulheres, passando a 62 anos e em cinco para os homens, chegando a 65 anos”, detalha. A categoria também se posicionou contrária ao corte de 20% na pensão das viúvas e questiona se a contribuição mínima de R$ 600 é por grupo familiar ou por CPF, o que não está claro. Se for por CPF se torna inviável –, acrescenta.

 

Ainda foi anunciada a manutenção do convênio entre a Fetag e o Senar, que prevê assessoria de profissional para eventos de formação nos sindicatos, envolvendo diretorias, associados, jovens, aposentados, mulheres, enfim, cada um dos públicos que integram as entidades, visando o seu fortalecimento.

 

Também houve explicações sobre convênio que estabelece os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) como agentes de crédito rural da cooperativa, auxiliando na captação de novos associados e a comercialização de produtos.

 

 

 

 


Foto: Marcos Silva
Fonte: Folha do Noroeste
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados