Notícia

10/09/2019

Saúde: Debate sobre saúde pública reúne autoridades em Frederico Westphalen

Frederico Westphalen sediou o sexto encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), na sexta-feira (6). O ato, presidido pelo deputado Paparico Bacchi, no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), contou com a presença de mais de 150 pessoas e ampliou o debate sobre a inserção das PICS como meio eficaz para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população. Além de autoridades, secretários municipais, vereadores, professores, terapeutas e lideranças do município anfitrião, também participaram do ato representantes de Caiçara, Taquaruçu do Sul, Seberi, *Vista Alegre, Vicente Dutra, Iraí, Erval Seco e Lajeado do Bugre.


   
Liderada pelo deputado Paparico Bacchi e com apoio de outros 27 deputados estaduais, a frente parlamentar das PICS estimula a implementação das práticas nas administrações municipais. Uma sugestão de Projeto de Lei foi entregue às autoridades para que as iniciativas se consolidem como uma política pública de saúde e não somente como um projeto de governo. 

 

“É preciso inverter a lógica de tratar somente a doença e investir recursos públicos nas iniciativas que atuam de forma preventiva”, destacou Paparico Bacchi. O parlamentar também salientou que as práticas utilizam técnicas naturais com base em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção e tratamento integrado com a medicina convencional para diversas doenças. De acordo com Paparico Bacchi, “é fundamental que as administrações municipais integrem os terapeutas na rede pública de saúde para ajudar a salvar a vida das pessoas.”

 

 

“Acredito que os gestores públicos não podem ter atenção à saúde a partir da doença. A promoção da saúde deve analisar o ser humano na sua integralidade, especialmente nos tempos de depressão que vivemos, de solidão em casas cheias”, afirmou o prefeito de Caiçara, Márcio Menuzzi. A secretária de saúde de Caiçara, Marly Vendruscolo, salientou que a pasta desenvolve projetos na área e que as PICS serão trabalhadas na Unidade Básica de Saúde do município a partir desta segunda-feira. 

 

 

Anfitriã e uma das responsáveis pela organização do encontro, a secretária de Saúde de Frederico Westphalen, Marta Chielle, ressaltou os resultados positivos proporcionados pelas PICS que, apesar de antigas, são inovadoras. “O conhecimento cientifico aprimora o desenvolvimento da saúde para o ser humano, trabalhando por meio de um olhar holístico que busca o equilíbrio do corpo, da mente e do espirito. Quando tudo está em harmonia, alcançamos a cura”, afirmou Chielle.

 

 

O ato contou com apresentação da assessora técnica da frente parlamentar, Márcia Jacobsen, responsável pelas informações sobre o projeto de lei das PICS e detalhes sobre as 29 práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, Paparico Bacchi enfatizou que o grande objetivo da frente parlamentar “é mostrar que é possível viver mais e melhor, consumindo menos medicamentos. Porém, é fundamental que os gestores municipais implementem as PICS na rede pública de saúde, pois percebemos que devido ao custo somente a classe média alta tem utiliza os recursos terapêuticos. Assim, a população que depende da assistência pública precisa da iniciativa dos prefeitos, vereadores, autoridades e lideranças envolvidos no processo.”

 

 

Também participaram do ato os prefeitos José Alberto Panosso (Frederico Westphalen) e Roberto Maciel Santos (Lajeado do Bugre); o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti (Iraí); os vereadores Jacques de Oliveira (Frederico Westphalen), Valdomiro da Silva (Taquaruçu do Sul), Elizete dos Santos Perlin e Olivo Bonatti (Caiçara); os secretários (as) de saúde Lourdes Gemelli (Seberi), Claudia Bohrer (Vicente Dutra), Maico de Lima (Lajeado do Bugre), Sandro Graff (Erval Seco), Ivair Albarelo (Taquaruçu do Sul); os secretários (as) de assistência social Moacir Zanatta (Vista Alegre), Marlene Antonia Albanio (Seberi) e Gilvane Bachmann Santos (Lajeado do Bugre); e a coordenadora da área dos conhecimentos da saúde da URI – Frederico Westphalen, Adriana Rotoli.

 

 

 


Fonte e foto: Irineu Fontela
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    Cisco no Olho

    Banda Rainha Musical

  • 02

    Vagabundo Chora

    Furacão da Vanera

  • 03

    Tijolão

    Jorge e Mateus

  • 04

    Pra Quê Brigar

    Banda Mercosul

  • 05

    Con Calma

    Daddy Yankee & Snow

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

19/09/2019 - Quinta-Feira
Soja
74,50
Milho
32,00
Trigo
42,00
Arroz
00,00

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados