Notícia

13/09/2019

Alerta para o perigo das queimadas próximas à rede elétrica é emitido pela RGE

As queimadas próximas à rede elétrica são uma das preocupações de segurança da RGE, principalmente em períodos mais secos, como têm ocorrido no Rio Grande do Sul. Nos últimos 12 meses, foram registradas 662 ocorrências envolvendo fogo com possibilidade de atingir a rede.
 
 
A RGE alerta que o fogo pode destruir as estruturas de distribuição de energia, como postes, transformadores, cabos e torres, provocando falta de energia e colocando em risco a própria comunidade. Para interromper o fornecimento, aliás, basta o calor das queimadas para acionar o sistema de proteção da rede elétrica, causando desligamento automático.
 
 
Quando isso ocorre em linhas de transmissão ou distribuição, milhares de clientes podem ficar sem energia e, devido à interligação do sistema elétrico, cidades e até uma região inteira podem ficar desabastecidas. Por essas linhas passam grandes blocos de energia, geralmente levando cargas de uma subestação para outra, ou redirecionando energia das subestações para os circuitos alimentadores. Uma vez identificado qualquer problema nesses complexos, a dimensão dos desligamentos pode ser muito grande.
 
 
As extensas áreas rurais, características do interior gaúcho, são propícias para que uma simples bituca de cigarro, jogada às margens de uma rodovia, se transforme em um incêndio de proporções consideráveis. A baixa umidade do ar, a vegetação mais seca e os ventos podem ser agravantes.
 
 
Além de todos esses transtornos, queimadas em determinados locais são crime. O Decreto 2.661, de 1.998, estabelece as faixas de domínio de 15 metros para as linhas de transmissão e distribuição e de 100 metros para as subestações. Quem atear fogo nessas áreas pode ser responsabilizado.
 
 
 
Diante disso tudo, a RGE elenca algumas dicas importantes:
 
- Não jogue bitucas de cigarro ou fósforo na estrada. Redobre o cuidado se houver vegetação próxima.
 
- Faça queimadas apenas de maneira controlada e com as devidas autorizações dos órgãos competentes. Se houver redes de energia elétrica no caminho da área a ser queimada, acione a RGE com antecedência.
 
 - Não queime o lixo doméstico. Um pequeno foco de incêndio pode se alastrar dependendo das condições climáticas e da vegetação no local.
 
- Não deixe resíduos de podas ou plantações próximos às estradas e rodovias. Com a falta de chuva, a tendência é que esses materiais sequem e possam ser facilitadores de um incêndio.
 
- Ao avistar fogo perto da rede elétrica, comunique o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e a RGE pelo 0800 970 0900. Pode ser necessário o desligamento da rede elétrica por medida de segurança, inclusive para o combate às chamas.
 
 
 
 
 
 
Fonte: O AU
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados