Notícia

07/02/2020

Campanha contra o sarampo inicia na segunda-feira

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou, na última semana, que uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo inicia na próxima segunda-feira, 10. O foco é crianças a partir dos cinco anos até jovens de 19 anos. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto.
 
 
O “Dia D” da campanha será no sábado, 15. No momento, será feita a avaliação das cadernetas, junto da verificação da vacina do Papilomavírus Humano (HPV) e da febre amarela, que foi modificada e deve ser reforçada em alguns casos. No Estado, desde agosto do ano passado, 82 casos foram contabilizados. Já na região, a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde informou que não teve registros de sarampo em 2019.
 
 
No último ano, ocorreram outras duas campanhas de vacinação, uma foi destinada para crianças acima de seis meses a menores de cinco anos, e outra foi para adultos, dos 20 aos 29 anos. Essas são as idades com maior incidência da enfermidade. Devido ao surto no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra para aqueles que estão entre os seis e 12 meses de vida, a chamada “dose zero”. Ela não substitui a vacina que deve ser tomada aos 12 meses. Para quem não tem certeza se está imunizado, também há uma outra dose.
 
 
O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas, a primeira aos 12 meses, com a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. Aos 15 meses, a proteção é completa com a tetraviral, que imuniza para sarampo e catapora. 
 
 
Em 2016, o Brasil havia recebido o certificado internacional de eliminação da doença devido ao sucesso nas coberturas vacinais. Uma queda nos índices deixou o Brasil suscetível mais uma vez. Em 2018, o vírus circulou com intensidade no Amazonas. Na época, ocorreram mais de 10 mil casos no país, sendo 47 no RS. Já em 2019, a maior concentração foi em São Paulo, sendo responsável por mais de 90% dos 17 mil casos.
 
 
 
A doença
 
O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida por tosse, fala, espirro ou respiração próxima a outra pessoa. A enfermidade é causada por um vírus e pode ser fatal. A melhor forma de prevenção é pela vacinação. Os sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso. Após três ou cinco dias aparecem manchas vermelhas no rosto, que posteriormente se espalham pelo corpo.
 
 
O sarampo pode deixar sequelas e gerar outras complicações, como encefalite aguda, pneumonia e infecção no ouvido. Casos suspeitos devem ser notificados na Secretaria de Saúde do município ou para o Disque Vigilância, no número 150.
 
 
 
Mais doses
 
O Ministério da Saúde está prevendo uma etapa de vacinação para pessoas dos 30 aos 59 anos, para o mês de agosto. O SUS já oferece uma vacina de rotina para pessoas até 49 anos. Mesmo com as campanhas, qualquer pessoa pode buscar a dose normalmente. Aquele que comprovar duas doses até os 29 anos ou uma dose acima dos 30 anos é considerado vacinado.
 
 
 
 
 
 
Fonte: O AU
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    Alcoolizadamente

    Banda Porto do Som

  • 02

    "S" de Saudade

    Luiza e Maurílio part. Zé Neto e Cristiano

  • 03

    Volta por Baixo

    Henrique e Juliano

  • 04

    Pinga na Seringa

    Banda Danúbio Azul

  • 05

    Dance Monkey

    Tones And I

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

28/02/2020 - Sexta-Feira
Soja
78,00
Milho
44,00
Trigo
45,00
Arroz
00,00

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados