Notícia

22/09/2020

Detran/RS fará força-tarefa para aplicar provas

Desde a liberação para a volta das aulas, o DetranRS trata com prioridade a aplicação dos exames teóricos e práticos do processo de habilitação de condutores, que ficaram suspensos por dois meses., gerando um acúmulo no volume de exames. Há cerca de 103 mil candidatos com processo de habilitação em andamento e que concluíram a fase das aulas, 43 mil em condições de fazer a prova teórica e 60 mil, a prática.

 

O departamento definiu, portanto, que instituirá, na primeira quinzena de outubro, uma força-tarefa de provas práticas, com previsão de atuação por 90 dias.

 

Nesse período, servidores do quadro que atuam em atividades internas, mas que têm formação para exercício de examinador de trânsito, serão remanejados para a função, aumentando a capacidade de atendimento para as provas. A expectativa é que, com a força-tarefa, a oferta de vagas seja ampliada em todo o Estado.

 

 

Protocolos de segurança em saúde

As provas práticas ocorrem regularmente no RS com restrições e rígidos protocolos de higienização e segurança (que continuarão a ser observados enquanto perdurarem os efeitos da pandemia). Cada um dos 266 Centros de Formação de Condutores tem suas datas, horários e locais de prova preestabelecidos pelo DetranRS. Assim, os examinadores do DetranRS vão até o local atender os candidatos previamente agendados pelo CFC, respeitadas as vagas disponibilizadas pela autarquia.

 


Mesmo adotando este agendamento, existe um fator que é imprevisível, e que pode ocasionar cancelamentos de exames sem aviso antecipado: a constatação de sintomas em examinadores, o que ocasiona, de imediato, o afastamento da atividade, para testagem e, caso positivo, quarentena para tratamento.

 

 

Prazos

Sobre o prazo para que o candidato conclua seu processo de habilitação, foi estendido de 12 para 18 meses, a contar da data de abertura, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Diante da situação de represamento de candidatos, o DetranRS solicitou nova prorrogação do prazo de validade do processo de primeira habilitação, para que não haja ainda mais prejuízos aos candidatos.

 

A recomendação para quem aguarda agendamento de exames é manter contato com o CFC para acompanhar a disponibilidade de vagas. Recomenda-se também acessar o site do DetranRS, o protocolo a ser seguido para realização de exame prático de direção, disponível em detran.rs.gov.br > menu Habilitação > Provas/Exames > Protocolo para realização de exame prático.

 

 

 

Fonte: Heloise Santi - Grupo Chiru
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    A Gente Fez Amor

    Gusttavo Lima

  • 02

    Cometendo Loucuras

    Rainha Musical

  • 03

    Te Gusta

    MC Kevinho

  • 04

    Levando o Troco

    Banda Doce Pecado

  • 05

    Don't Start Now

    Dua Lipa

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

23/10/2020 - Sexta-Feira
Soja
155,00
Milho
69,00
Trigo
76,00
Arroz
00,00

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados