Notícia

20/10/2020

Brasil registra primeiro caso confirmado de coronavírus em animal de estimação

O Brasil registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus em um animal de estimação na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Trata-se de uma gata de poucos meses, que não apresenta sintomas da doença e contraiu o vírus de seus donos. Além dela, estuda-se a possibilidade de infecção de outro gato e de um cachorro. As informações são do jornal O Globo.
 
 
O resultado positivo da bichana foi adquirido por meio do exame molecular de PCR, realizado pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. De acordo com a cientista, a gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles. Ela salienta que as pessoas contaminadas não devem ter contato com seus animais.
 
 
A bichana pertence a uma família que contraiu o vírus após irem a uma festa em setembro. O casal adoeceu, mas o filho pequeno deles permaneceu assintomático, assim como o animal. A festa em questão gerou outros casos confirmados da doença, inclusive de um outro gato e de um cachorro, que testaram positivo, mas com uma carga viral mais baixa. Por isso, permanecem em estudo.
 
 
Essa informação traz à tona diversas dúvidas sobre a transmissão do vírus de pessoas para animais e vice-versa. Segundo o jornal, as possibilidades estão sob investigação, mas, na China, um estudo em laboratório mostrou que gatos podem transmitir a doença para outros felinos.   
 
 
— Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato, é ainda mais complexo do que no do cão, porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente — afirma Valéria.
 
 
Não há muitas respostas sobre a ação da doença em animais, considerando que há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo. No entanto, Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que, diante dos dados vistos até o momento, os gatos são mais suscetíveis do que os cães. 
 
 
Biondo é coordenador do maior estudo para investigar o coronavírus em animais de estimação no Brasil, e também um dos autores principais da mais completa revisão internacional sobre covid-19 em pets. Valéria enviou amostras colhidas da gata infectada para uma análise diagnóstica pelo laboratório coordenado por Biondo e por outro grupo de Belo Horizonte, onde também serão feitos exames de anticorpos. 
 
 
 
 
 
Fonte: GaúchaZH
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados