Notícia

13/04/2021

LIXO X CACHORROS X MEIO AMBIENTE X DOENÇAS

LIXO X CACHORROS X MEIO AMBIENTE X DOENÇAS

Infelizmente, cena de lixos espalhados pelas ruas vem se repetindo tanto na cidade como no interior do nosso município. Quem tem o hábito de acordar cedo e também de se exercitar logo no clarear do dia pelas ruas da cidade, é um "privilegiado" em se deparar com lixo espalhado pela via, quase sempre perto ou junto às lixeiras publica. Mas onde está o erro para que este problema de utilidade pública seja corrigido? As lixeiras são ineficientes? Há cachorros abandonados pelos seus donos? O recolhimento não está sendo eficaz? Ou a nossa população não está consciente da forma correta de descartar os resíduos produzidos em seus lares? E ainda...  Não estamos instruídos ao necessário para sabemos os dias certos da coleta dos determinados tipos de resíduos aqui no nosso município?

LIXO X MEIO AMBIENTE

Não é novidade o fato de que as cidades produzem, diariamente, milhares de toneladas de lixo e esse é um problema que vem se tornando cada vez maior. No entanto, estamos chegando a um ponto em que já não é mais possível produzir e viver sem a implantação de medidas mais eficazes. Os aterros já não conseguem absorver a quantidade de lixo e a degradação do meio ambiente vem atingindo proporções perigosas para nossa sobrevivência no planeta.

LIXO X ANIMAIS

Na cidade, principalmente, nos deparamos com um problema: o lixo. Se as sacolas são deixadas nas ruas para coleta por um tempo ao alcance do bichinho, nem que seja por poucos minutos, elas são destruídas e todo o conteúdo fica espalhado. Mas, por que será que isso acontece?

Acredite ou não, os cães não reviram o lixo somente por falta de comida ou por necessidade. Isso acontece porque eles têm o olfato muito mais aguçado do que o dos humanos e por isso se interessam pelos alimentos dispensados na lixeira. O médico veterinário Vitor Severo salienta ainda que “Geralmente não é porque eles estejam passando fome, por serem animais de rua eles seguem o cheiro e vão atrás do alimento para garantir a próxima alimentação, pois pode ser que eles não a tenham no dia seguinte. Garantir o que está disponível na hora”.

LIXO X DOENÇAS

Existe um grande número de doenças causadas pelo lixo. E estão fortemente associados aos vetores e à presença de água contaminada. Portanto, os principais patógenos são:

Propagadas por mosquitos: dengue, febre amarela, arboviroses, elefantíase, malária, chikungunya.

Propagadas por moscas: giardíase, disenteria, amebíase, cólera, salmonelose.

Propagadas por baratas e formigas: giardíase, cólera e diarreia.

Propagadas por ratos: leptospirose, peste bubônica, tifo.

Tais doenças são consequência do descarte inadequado de resíduos.

 

DIAS E HORÁRIOS DA COLETA DO LIXO EM ERVAL SECO

O trabalho de coleta de resíduos é executado pela empresa no meio urbano na segunda-feira à tarde, na quarta-feira à tarde e na sexta-feira à tarde, sendo realizado o recolhimento do lixo orgânico na segunda e na sexta-feira, e o lixo reciclável na quarta-feira, já nos distritos do Interior a coleta é realizada por funcionários da prefeitura, que percorrem o município sempre na quinta-feira, realizando a coleta.

Portanto é importante não depositar lixo no chão e em terrenos de outras pessoas. E para o descarte de vidros, quando possível deve ser levado até o pátio da Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com dados coletados do CIGRES – Consorcio Intermunicipal De Gestão De Resíduos Sólidos, o município de Erval Seco gera mensalmente, em média 50 toneladas de lixo. Esse número não contabiliza o recolhimento da quinta-feira no interior que é também levado ao CIGRES e nem os galhos e entulhos que são recolhidos por funcionários da prefeitura e vão ao aterro municipal.

META É ZERAR O ENVIO DE LIXO ORGÂNICO AO CIGRES

Foi desenvolvido um sistema de compostagem para utilizar o lixo orgânico gerado nas residências. O sistema consiste numa bombona com o fundo cortado. A bombona é colocada no solo e abastecida com os resíduos pela tampa. Como ela ficará fechada, não haverá proliferação de insetos nem exalará mau cheiro, característico do processo de compostagem. Em aproximadamente 60 dias o produto resultante da compostagem pode ser utilizado para adubação de hortas e flores. A bombona está disponível na secretaria municipal da agricultura a um custo acessível à população.

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

08/11/2022 - Terça-Feira
Soja
170,00
Milho
84,00
Trigo
92,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados