Canoas foi a sede da XXI edição da Olimpíadas Especiais das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do RS, que aconteceu de 23 a 27 de maio, no Complexo Esportivo da Ulbra. Cerca de 1.100 pessoas participaram da competição, entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais.
As modalidades disputadas foram: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol de Sete (Society), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira e a Bocha Adaptada.
Os atletas da APAE de Erval Seco conquistaram o 2° lugar na modalidade Capoeira, 2º lugar no Handebol masculino e 3º lugar no Futsal masculino. A comitiva ervalsequense foi acompanhada pelo professor de Educação Física Eltom Martins de Castro e pelo monitor Adilson Lima.
O evento tem o objetivo de estimular a ação participativa e integrada dos atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer, em um ambiente competitivo.
As Olimpíadas das Apaes são organizadas pela Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS), com apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Governo do Estado e da Prefeitura de Canoas.
Os 2.000 uniformes que foram utilizados durante toda a competição foram feitos por 18 apenados da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan), através do Programa Recomeçar. Canoas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a utilizar a mão de obra prisional do regime fechado e o primeiro trabalho realizado foi justamente para a XXI Olimpíadas das APAEs RS.
Fotos: Divulgação/Apae Erval Seco