As ações de contribuição para retirar do campo os resíduos derivados das atividades rurais não param. Neste mês de junho, é a vez de ‘entrar em campo’ na Cooper A1 o programa Coleta Segura que existe na cooperativa há nove anos. A data para os produtores entregarem os resíduos de saúde animal nas filias da cooperativa é 13 de junho. Maiores informações, os cooperados podem obter diretamente na sua unidade.
Desenvolvido em parceria com a Aurora Coop, o Coleta Segura objetiva dar destino correto aos resíduos de saúde animal produzidos nas propriedades, como seringas, frascos de medicamentos, agulhas, bisturis, luvas e insumos contaminados por procedimentos, entre outros que precisam de tratamento diferenciado. O programa envolve todos os anos quase 1.500 famílias cooperadas, que são integradas nas atividades de suínos, frangos e leite.
Desde que o programa foi implantado, em 2013, já foram recolhidos 135,9 mil quilos de resíduos de saúde animal do campo. Tanto cooperados integrados nas atividades pecuaristas como equipe técnica envolvida, passaram por treinamentos para a operacionalização dos processos. O procedimento de recolha, transporte e destino destes resíduos é feito pela Atitude Ambiental, empresa especializada na recolha, transporte e destinação final.