Quem Somos

                        Previsto na Lei Federal nº. 9612/98, as rádios comunitárias devem retratar a voz, o jeito, os hábitos, as festas, as tradições, as artes e tudo o que é feito na região onde ela está inserida. O seu objetivo maior é divulgar os problemas da comunidade, apontar soluções, prestar serviços de utilidade pública – como campanhas educativas, de saúde e de preservação do meio ambiente –, promover debates políticos relevantes, dar visibilidade à música nacional, aos artistas locais e aos eventos pertinentes à comunidade. As Rádios Comunitárias tem o dever de garantir a pluralidade na programação. Permitir que locutores e técnicos, em sua maioria, sejam moradores da região. A espontaneidade no ar e a proximidade da população são o diferencial perante os grandes grupos de comunicação que atuam em rádio.

                        A saga da radiodifusão comunitária em Erval Seco iniciou em 1996, logo após o conhecimento do Projeto de Lei nº 1.521/96, apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados no dia 4/12/1996. Neste mesmo ano (1996) a Igreja Católica criou a Associação Nacional Católica das Rádios Comunitárias (ANCARC). O Padre Vendelino Alcebiades Crestanello, então pároco da Paróquia Santa Terezinha de Erval Seco ao tomar conhecimento da ANCARC, reuniu algumas pessoas da comunidade para analisar a viabilidade de criar uma rádio comunitária no município. Estavam nesse grupo Paulo Lucas Fernandes, Rubens Wagner e Eduardo Wagner. Devido a muitas dúvidas e falta de regulamentação a iniciativa não teve andamento.

            Somente em 1998 com a Lei nº 9.612 sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 19 de fevereiro, que foi possível construir um projeto exitoso. No dia 17 de abril de 1998 reuniram-se na sala de reuniões da Escola Estadual Olivia de Paula Falcão um grupo de pessoas convidados pelo Professor Ari Paulo de Abreu, com o fim específico de fundar uma entidade sem fins lucrativos, mantenedora da futura rádio comunitária. No dia 05 de novembro de 1998, foi publicado no Diário Oficial da União a habilitação para inscrição das entidades interessadas em prestar o Serviço de Radiodifusão Comunitária em Erval Seco. A conquista da primeira outorga, outorga provisória, aconteceu no dia 26 de setembro de 2001.

            A comissão provisória criada com a finalidade de estudo e elaboração dos estatutos ficou assim constituída (conforme Ata nº 01/98 de 17/04/1998): Ari Paulo de Abreu, Paulo Lucas Fernandes, Nelson Luersen, Osmar Borella, Jorge Luiz Martins Pereira, Eduardo Wagner e Alady da Silva. O presidente da comissão provisória e primeiro presidente da associação foi Ari Paulo de Abreu.

            Na Ata nº 05/98 de 30/11/1998, consta a aquisição do primeiro transmissor e o início das transmissões em caráter experimental. O equipamento foi instalado no escritório da firma Severo Cereais de Vilmar Severo na Linha Ziech. As transmissões foram encerradas devido ao risco dos equipamentos serem lacrados pela Polícia Federal, pois naquela época nenhuma rádio comunitária possuía outorga. Em 2000, na segunda tentativa de colocar a rádio no ar, a Polícia Federal foi acionada e lacrou os equipamentos. Novamente a rádio comunitária estava fora do ar.

            No dia 28 de dezembro de 2000, com o pedido de licença do então Presidente Ari Paulo de Abreu, assumiu a presidência Jorge Luiz Martins Pereira colocando no ar definitivamente, em 2001, a Rádio Comunitária Nativa FM 87.9, e conforme a Ata 01/2002 (27/09/2002), os voluntários estavam trabalhando na rádio sem nenhum auxilio financeiro e os equipamentos do estúdio eram emprestados de Eduardo Wagner.

               Em 2021 a Rádio Comunitária Nativa FM completa 20 anos. Com uma programação variada e informativa conquistou seu espaço e a credibilidade junto à comunidade, disponibilizando programas para orientação, informação e entretenimento.

              RÁDIO COMUNITÁRIA NATIVA FM - 20 ANOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE

 

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    Para Não Fala DVD 50 Anos

    Banda Corpo e Alma

  • 02

    Quinta Parcela

    Banda Rainha Musical

  • 03

    Tudo Bagunçado

    Banda Nave Som

  • 04

    Cara da Biz

    Banda Rainha Musical

  • 05

    SOMOS ANITA

    ALMA GAUDÉRIA

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

24/09/2021 - Sexta-Feira
Soja
159,00
Milho
84,00
Trigo
81,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados