Notícia

23/03/2018

Política: Caravana movimenta Palmeira das Missões

No Rio Grande do Sul desde segunda-feira, 19, a Caravana Lula pelo Brasil chegou a Palmeira das Missões no início da noite dessa quinta-feira, 22. Assim como em outras cidades gaúchas, a passagem do ex-presidente foi marcada por protestos contrários e muita mobilização dos movimentos sociais que lotaram o Largo Alfredo Westphalen, no centro da cidade, para ouvir Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

– Esse não é um ato do Partido dos Trabalhadores (PT), esse é um ato da comunidade, dos movimentos sociais e das minorias, que vieram até Palmeira das Missões para celebrar junto com a metade Norte do Rio Grande do Sul as inúmeras conquistas que possibilitaram dignidade ao povo trabalhador, por exemplo: o Minha Casa Minha Vida, o Luz Para Todos, o Pronaf com juro subsidiado, o Mais Alimento, o PAA, o PNAE, a Universidade Pública Gratuita e de Qualidade na região com a UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira e com o instituto federal em FW. Essas políticas em que o Estado foi protagonista fizeram com que o povo da região levantasse a cabeça e como cidadão passasse a ter direitos. O presidente Lula não pertence mais ao PT, Lula pertence ao povo brasileiro –, destacou o presidente regional do PT, Mairo Piovesan.

 

 

Lula salientou que estar na região, onde a agricultura familiar é destaque e ajudou o país a sair do mapa da fome e onde a universidade pública trouxe o conhecimento e a possibilidade de um curso superior para os filhos destes, é gratificante. “Eu não seria nada se não fosse o crescimento da consciência política do provo brasileiro, dos agricultores, dos humildes. Porque a maioria pensava como vou votar nle se ele é igual a mim? Se ele não estudou? E assim passaram vários anos, porque a literatura sempre apresentou o presidente, o governador como uma pessoa letrada e eu era um ignorante.  mas me diz, qual a diferença entre um de nós e um cara da eleite, a diferença é que o cara da elite, tudo o que ele sabe ele aprendeu na literatura agora a vivência prática, de conviver com uma pessoa pobre, de aprender com uma pessoa pobre, de saber o sofrimento das pessoas ele não tem, ele não tem sentimento para saber o que o povo precisa e eu sempre pensei que para melhor o nosso paísera preciso incluir o povo pobre na economia do país", disse o ex-presidente ao reforçar que politicas de emprego, renda, habitação e educação foram prioridade sempre nos governos do PT.

 

 

O encontro em Palmeira reuniu caravanas de cerca de cem municípios da região, que acompanharam os pronunciamentos de deputados, correligionários, simpatizantes, membros do Instituto Lula e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

 

 

Em contraponto

Liderado pelo Sindicato Rural de Palmeira das Missões, um grupo de aproximadamente 500 pessoas se reuniu no trevo de acesso da cidade, próximo à entrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para também receber a caravana, porém, com objetivo de mostrar o descontentamento do povo com a corrupção na política e principalmente dizer que o ex-presidente não era bem-vindo na cidade.

 

 

– Estamos aqui representando principalmente os trabalhadores rurais, para mostrar que Palmeira das Missões, a exemplo de outras cidades por onde ele passou, também não corrobora com a corrupção e que não concordamos com a passagem dessa caravana política aqui pelo nosso município. Palmeira está unida contra a corrupção –, comentou o presidente do Sindicato Rural de Palmeira das Missões, Hamilton Jardim.

 

 

A manifestação do grupo iniciou cedo com um tratoraço saindo do pórtico norte até o pórtico sul, onde o grupo se estabeleceu para esperar a passagem da caravana. O protesto com bandeiras do Brasil, faixas e cartazes contou com o apoio do Clube Amigos da Terra e do Sindicato dos Caminhoneiros.

 

 

Sobre o julgamento do ex-presidente

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o habeas corpus pedido pela defesa de Lula, como a corte não terminou de julgar o pedido e, por isso, não tem uma decisão – ficando para a próxima sessão, no dia 4 de abril – foi concedida uma liminar para que o ex-presidente não seja preso até o julgamento da ação.

 

 

 

 

Fonte: Heloise Santi
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

08/11/2022 - Terça-Feira
Soja
170,00
Milho
84,00
Trigo
92,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados