Notícia

03/09/2018

Bispo completa 10 anos à frente da Diocese de FW

Recebido por uma multidão de fiéis, que lotou a Catedral Santo Antônio na solenidade de sua posse, no dia 31 de agosto de 2008, dom Antonio Carlos Rossi Keller completou 10 anos à frente da Diocese de Frederico Westphalen. Substituto de dom Zeno Hastenteufel, que se transferiu em março de 2007, dom Antonio é o quarto bispo a assumir a diocese.“A história toda começou no dia 28 de maio de 2008, quando recebi uma chamada telefônica de Brasília. O Núncio Apostólico no Brasil, naquela época era dom Lorenzo Baldisseri, convocava-me urgentemente para viajar para a capital federal.No dia seguinte, viajei até lá e, na Nunciatura, ele entregou-me a carta, na qual o papa Bento XVI comunicava minha nomeação para a Diocese de FW. Naquele momento da minha aceitação veio a minha mente a figura inesquecível de dom Bruno Maldaner, nosso segundo bispo, a quem eu conhecera quando jovem seminarista, em São Paulo, e aprendera a admirar e a querer bem. São os caminhos da Providência”, recorda dom Antonio.
 
 
 
O anúncio da nomeação foi marcado para o dia 11 de junho, em pleno tríduo preparatório para a festa de Santo Antônio, padroeiro da paróquia do bairro do Limão, em São Paulo, por onde atuou como pároco por 22 anos. “Um misto de emoção, de tristeza e de alegria permeou aquela festa. Abria-se para a minha vida e a de minha querida comunidade paroquial, uma nova realidade”, conta.
 
 
 
 
Ordenação episcopal
 
Dom Antonio foi ordenado bispo no dia 2 de agosto de 2008, na Catedral da Sé, em São Paulo, em uma cerimônia inesquecível na vida do sacerdote. “A cerimônia de ordenação foi belíssima. Catedral cheia, especialmente marcada com a presença tanto de meus ex-paroquianos, como de grupos vindos da Diocese de FW. Muitos padres e seminaristas, especialmente meus alunos. Foi emocionante. Não posso esquecer de citar a presença de minha família, especialmente de minha mãe. Tenho gravada a cena da procissão da apresentação das oferendas. Entre diversos familiares, os passos trôpegos de minha mãe levando o cálice sagrado com a patena para o altar estão gravados no meu coração”, relembra.
 
 
 
 
De SP a FW – Os obstáculos no caminho e o gesto de amor a sua nova “casa”
 
Após a ordenação episcopal em São Paulo, dom Antonio seguiu firme na sua missão rumo a sua nova “casa”, em FW. Entretanto, o caminho até o solo da diocese não foi fácil. “Me recordo da viagem acidentada para a posse. Perdemo-nos no caminho. A previsão de chegada para a missa na catedral das 19 horas ficou longe de ser conseguida. Chegamos depois da meia-noite. Então, no trevo de Santa Lúcia (SC) esperava-nos o monsenhor, Luiz Dalla Costa, e o monsenhor, Leonir Fainello. Dali para frente vim no carro conduzido por Fainello. Pedi a ele que, apenas tendo atravessado a ponte do Rio Uruguai, já em território da diocese, parasse o carro. Descemos e pude beijar, ajoelhado, o solo desta igreja diocesana e fazer um breve momento de oração”, relata.
 
 
 
Posse em FW
 
A posse canônica no dia 31 de agosto contou com a presença de todos os bispos do Estado, incluindo dom Bruno Maldaner. “Mesmo já fragilizado, agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de reencontrá-lo depois de tantos anos. Foi uma das minhas maiores alegrias”, revela.
 
 
 
 
Os 10 anos
 
Para dom Antônio, a década à frente dos trabalhos da diocese foram marcadas de muitas alegrias. “Nestes 10 anos, posso dizer que tudo foi graça de Deus. Muitas alegrias, inúmeras e incontáveis. O testemunho vivo dos nossos beatos padroeiros, Manuel e Adílio, o povo de Deus desta diocese, os padres, os religiosos, os seminaristas e tantas e tantas belas realidades que aqui encontrei. Enfrentamos juntos inúmeros desafios, mas Deus sempre esteve ao nosso lado. Agradecendo a Deus por estes 10 anos, peço a todos a caridade de suas orações”, finaliza.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Gustavo Menegusso - O AU
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

08/11/2022 - Terça-Feira
Soja
170,00
Milho
84,00
Trigo
92,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados