Notícia

26/09/2018

Programa A União Faz a Vida Equipes Gestoras participam de viagem para aprofundar conhecimentos sobre o cooperativismo

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. O intuito é construir, vivenciar atitudes, valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo assim, para a educação integral de crianças e adolescentes. Na área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, são nove Municípios, 54 escolas, mais de 6.700 alunos, 700 educadores e 440 funcionários envolvidos com o Programa.

Dessa forma, buscando consolidar os conhecimentos que envolvem o cooperativismo e as cooperativas escolares, as coordenadoras do PUFV, secretários de educação, coordenadoras pedagógicas, diretores e professores, realizaram uma viagem para agregar conhecimentos. Eles estiveram nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre e na Serra Gaúcha, contemplando o roteiro do cooperativismo em Nova Petrópolis.

Os representantes de Rodeio Bonito, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Planalto, Ametista do Sul e São Carlos-SC, iniciaram as visitas em Gramado e em seguida, Nova Petrópolis, onde o grupo visitou o Parque Aldeia do Imigrante, Linha Imperial e a Praça das Flores. Nestes locais, puderam conhecer a história do cooperativismo e do Padre Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito no ano de 1902. O grupo também visitou a Escola Bom Pastor para participar de um momento de apresentação de duas cooperativas escolares.

Já em Porto Alegre, eles visitaram o Centro Administrativo Sicredi, e acompanharam uma explanação sobre a Fundação Sicredi. Também visitaram as estruturas físicas do data center e biblioteca do Sicredi.

A Coordenadora do PUFV de São Carlos, Janete Maria Sander Giongo, destaca a importância da educação cooperativa na formação de crianças e adolescentes. “É emocionante falar deste momento especial que a Sicredi proporcionou às equipes das secretarias de educação dos Municípios de sua abrangência, que possuem o Programa. É uma prova de que valorizam estes profissionais e que acreditam realmente na educação cooperativa. Posso resumir em uma palavra esta viagem: motivação, isso porque, as visitações nos levaram a um olhar diferenciado sobre o que temos e o que podemos ainda melhorar e/ou mudar. Trocamos experiências com colegas de outras cidades e conhecemos lugares históricos relacionados com o cooperativismo. Além disso, visitar o Centro Administrativo do Sicredi fez com que tenhamos uma noção da dimensão que é essa instituição, onde se encontra a Fundação Sicredi e uma belíssima e estruturada biblioteca. E a motivação também vem para darmos o pontapé inicial na criação das cooperativas escolares em São Carlos a partir de 2019. Agradecemos a Sicredi por esta viagem e por acreditar na educação, proporcionando o desenvolvimento social e econômico dos Municípios em que atua”.

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados