Notícia

26/10/2018

Turvo: o que já era grande por natureza vai ficar ainda maior

Uma boa notícia para o fortalecimento de rotas turísticas no Médio Alto Uruguai. Nesta semana foi confirmada, por meio de assinatura de um termo de cooperação de uso público do Parque Estadual do Turvo, entre Estado e município, a municipalização da gestão referente ao turismo. O local é a maior área de proteção integral do RS. Possui cerca de 17 mil hectares e abriga o maior salto longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã, no rio Uruguai.

 

 

O município de Derrubadas, aguarda a publicação do documento para poder dar início as adequações. Entre as vantagens de assumir a gestão, está a maior agilidade aos investimentos turísticos que serão efetuados no parque, viabilizando mais atrativos e melhor infraestrutura ao visitante. Já a fiscalização ambiental permanece sob controle do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

 

 

 

Novidades

Como projetos a serem executados estão a inserção do grupo de artesanato no centro de visitantes do parque, viabilização de lancheria, food truck próximo ao salto, incremento dos passeios de barco, potencialização das trilhas, placas de identificação da fauna e flora, entre outras atrações. A intenção também é oferecer visita monitorada e exibição de um vídeo explicativo sobre o Parque do Turvo ao turista.

 

 

Segundo a secretária de Turismo de Derrubadas, Angelita Bonn dos Santos, as melhorias ocorrerão a médio prazo, com o intuito de fortalecer também a região, unindo roteiros turísticos e fazendo com que o visitante permaneça mais tempo na região. “O município também tem outras atrações turísticas como roteiros rurais, cachoeiras, balneários, sem contar o setor de alimentação”, destacou.

 

 

 

Mobilização

A assinatura do termo é resultado de intensas tratativas entre a Rota do Yucumã – que abrange 32 municípios –, Derrubadas e Sema. Conforme o presidente da rota e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, o novo modelo de gestão é uma conquista para a região. “Com a municipalização abre a possibilidade da prefeitura investir em infraestrutura. Hoje, o parque não tem banheiro, água potável, local para lanche, até a estrada de acesso está intransitável. Queremos melhorar o atendimento ao turista, oferecer mais atrativos para que ele tenha motivos para ficar na região, fortalecendo este setor nos demais municípios, tendo o Parque do Turvo como uma das principais atrações. O nosso único objetivo, enquanto região, é desenvolver o turismo e mostrar o potencial que o parque tem, e isso envolve toda questão da preservação e proteção do meio ambiente”, finalizou.

 

 

O prefeito de Derrubadas, Alair Cemin entende que essa conquista irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do turismo regional. “A municipalização era um pleito antigo, porque o Estado ficava com o bônus da gestão e o município com o ônus. De agora em diante, temos a sensação de pertencimento, de maior autonomia e agilidade para executar os serviços. Vai melhorar o atendimento aos visitantes, que é o principal objetivo desse processo”, concluiu.  No ano passado o parque recebeu quase 23 mil visitantes. A expectativa é que este número aumente após os investimentos.

 

 

 

 


Fonte: Folha do Noroeste
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados