Notícia

31/10/2018

Região está em perigo de tempestade até o fim do dia

Até as 8 horas desta quarta-feira, 31 de outubro, a medição do volume de chuva chegou a 60 milímetros no Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, município onde algumas famílias se deslocaram até o quartel para pedir lonas devido a destelhamentos. Os ventos fortes e as precipitações ocasionaram interrupções de energia elétrica em pelo menos duas cidades do Norte do RS: Seberi e Vista Alegre.

 

 

Em Tenente Portela, conforme a Defesa Civil Regional, também foram registrados destelhamentos de imóveis. “Ainda está sendo feito levantamento da extensão dos danos. Em Erval Grande, uma residência foi danificada parcialmente pela queda de uma árvore”, complementou o coordenador da regional, major Carlos Aguiar.

 

 

O coordenador-adjunto, Noé Alves, informou que a região segue em alerta em razão da previsão de granizo. “A previsão indica chuva até domingo. Em caso de destelhamentos e granizo, a gente orienta as pessoas a procurarem abrigo até a tempestade passar, como embaixo de mesas”, explicou.

 

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas redobrem os cuidados nas rodovias pela possibilidade de galhos e água acumulada na pista. Entre Sarandi, Seberi e Frederico Westphalen, agentes recolheram galhos de árvores que caíram por conta do temporal. Não há pontos com trânsito interrompido até o momento.

 

 

Ainda na terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso sobre possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e granizo, o que atenta para o risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

 

 

 

Perigo de tempestades

No Sul do Brasil, estão no alerta de perigo de tempestade com raios, rajadas de vento, granizo isolado e chances de acumulados expressivos em pouco tempo até o fim do dia: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta do Sudeste, Serra do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior do Nordeste, Encosta Superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho e Meio-Oeste Catarinense.

 

 

Em caso de rajadas de vento, o indicado é não se abrigar debaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos, bem como quadro geral de energia.

 

 

Para situações de emergência, contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

 

Como começa o mês

De acordo com boletim da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), novembro começa com frente fria e potencial de chuva forte do Norte do Rio Grande do Sul. Na metade Sul e no Oeste, o tempo abre devido a uma massa de ar mais seco empurrada pelos ventos do quadrante Sul.

 

 

Na sexta-feira, 2 de novembro, o sol deve predominar no Estado, mas no fim do dia, novas áreas de instabilidade trazem a volta da chuva. O clima segue nebuloso pelo menos até domingo, 4 de novembro.

 

 

 


Fonte: Folha do Noroeste
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados