Notícia

03/06/2019

Maio teve mais que o dobro da média de chuvas na região

Dados registrados na estação hidrometeorológica localizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Frederico Westphalen, no Norte do RS, mostram que choveu o total de 326,3 milímetros em maio na região.
 
 
O espaço é vinculado a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e ao Laboratório de Agroclimatologia. Conforme o professor da instituição, Bráulio Caron, o índice é superior à média de cerca de 130 milímetros para o período, mais que o dobro. Geralmente, a distribuição é semelhante no decorrer do ano. “Sem radiação solar direta, muita umidade, condições propícias para doenças em plantas. Impossível semear ou colher, para quem precisa. Se tiver alguma cultura de inverno plantada, o que dá para fazer é controle fitossanitário”, explica o doutor em Agronomia.
 
 
Pelo acumulado, neste sábado, 1º de junho, a Defesa Civil Estadual emitiu alerta sobre o rio Uruguai em toda sua extensão, com elevação acima das cotas em Iraí, Porto Lucena e Passo - São Borja. O aviso prevê que a onda de cheia deva se deslocar pelo menos nos próximos sete dias do alto para o baixo Uruguai.
 
 
Em razão da alta precipitação na semana passada, o município de Erval Seco, no Norte gaúcho, decretou situação de emergência. A água tomou conta de ruas e de cerca de 70 residências devido ao transbordamento do rio Lambedor, que atravessa a cidade de pouco mais de 7 mil habitantes. Durante todo o sábado, 1º de junho, as famílias prejudicadas pela enchente puderam retirar donativos arrecadados no salão da Terceira Idade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Folha do Noroeste
Foto: Marcia Bauer/ Arquivo Rádio Comunitária Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados