Notícia

16/03/2020

Erval Seco começa utilizar o programa de cadastro digital E-SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Erval Seco realizou, na tarde de terça-feira, dia 10 de março, e na manhã de quarta-feira, dia 11 de março, na Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação com as equipes de saúde da família e profissionais que trabalham na saúde. O objetivo da ação é capacitar os profissionais da saúde quanto ao desenvolvimento e aplicação do novo programa E-SUS do Governo Federal, proporcionando o planejamento das ações de forma articulada para a área da Saúde.

 

O programa E-SUS é um conjunto de ações para qualificação das ferramentas utilizadas pelos profissionais da Atenção Básica, é um sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão, uma Ferramentas do sistema que permitirá ao profissional da saúde: Agendamento, Prescrição de Medicamentos, Escuta inicial, Atendimento, Relatórios Emissão de atestados e encaminhamentos.

 

A digitação da produção deve ser realizada pelo mesmo profissional que realizou o atendimento, e todos os procedimentos realizados no âmbito da atenção primária devem ser registrados exclusivamente no E-SUS. A partir daí, o sistema irá recolher os dados e concentrar as informações coletadas nos centros de atendimentos de saúde, e compartilhar simultaneamente com o sistema nacional da Saúde.

 

Haverá um banco de dados que recebera em tempo real todas as informações descritas pelo profissional da saúde, esse programa alimenta o novo sistema de saúde implantado em todo o Pais com os objetivos de:


Registros individualizados;
Redução do retrabalho na coleta de dados;
Integração de Informações;
Informatização das Unidades de Saúde;
Aprimoramento da gestão e da coordenação do cuidado das pessoas;

 

Para isso a participação dos profissionais de saúde é fundamental para o entendimento do programa e sua execução.

 

O Secretario de Saúde de Erval Seco, Sandro Graff, ressalta a importância desta iniciativa e requer paciência da população mediante algum atendimento: “Esse primeiro momento e muito importante pois, é aqui que serão realizados os cadastros de todos os munícipes, para depois dar sequencia nos atendimento já existentes no programa E-SUS, assim também, pedimos a compreensão da população mediante alguma demora no atendimento, pois, são muitas as mudanças implementadas e os profissionais da saúde necessitam de um acompanhamento dos técnicos que gerenciam o programa até pegar o jeito do sistema.” –  enfatizou  Sandro.

 

Portanto, nos próximos 45 dias os agentes municipais de saúde não estarão fazendo as visitas domiciliares, somente estarão fazendo o cadastro da população do município.

 

 


Fonte e foto: Ascom Prefeitura Municipal
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados