Notícia

30/06/2020

Ciclone extratropical traz chuva, granizo e rajadas de vento ao RS

A Somar Meteorologia informa que a formação de um ciclone extratropical no interior da América do Sul e que se aproxima do Brasil deve trazer temporais, ventania, queda de granizo e descargas elétricas ao Sul do Brasil, principalmente nesta terça-feira, 30.
 
 
A meteorologista Desirée Brandt explica que há expectativa de chuva volumosa no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, com acumulados de 100 milímetros, 70 milímetros e entre 30 a 40 milímetros, respectivamente. Há também alerta para ventos fortes, com rajadas acima de 100 quilômetros por hora, nos três Estados.
 
 
O episódio também conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h.
 
 
Esse tipo de fenômeno, ciclone bomba, é comum no inverno e sempre ocorre no Norte da Europa e no Nordeste dos Estados Unidos, onde recebe o nome de Nor’Easter. São estes ciclones que “sugam” ar muito frio e trazem queda de temperatura. Por isso, esfriará muito na quarta-feira.
 
 
 
Onda de frio
 
Após a passagem desse ciclone extratropical, uma massa de ar polar que avança pelo Sul derruba as temperaturas no próximo fim de semana. “A sexta-feira deve ser o dia mais gelado pelo avanço dessa massa e o risco de geada é maior no Sul”, conta Desirée.
 
 
No alto da serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar abaixo de 0ºC. Já do Rio Grande do Sul, a metade Sul do Paraná, há expectativa de temperatura abaixo de 3ºC, com potencial para geada ampla.
 
 
A partir do dia 20, uma nova massa de ar polar volta e deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de novas geadas.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Suseli Cristo - O AU, com informações da Somar Meteorologia e Canal Rural
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados