Notícia

16/09/2020

Covid 19: URI realizará exames com alta precisão

A partir desta quarta, 16, o Laboratório de Análises Clínicas da URI-FW, passa a oferecer o teste sorológico para a Covid-19, anticorpos anti-SARS-Cov-2, pelo método ELISA, um dos métodos mais confiáveis para identificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM), que indica que a pessoa está com a doença ativa; ou de contato prévio (IgG) com o vírus, que mostra se a pessoa já teve a doença e tem imunidade frente ao vírus.

 

Essa metodologia se aproxima dos 100 % de sensibilidade e especificidade, diferentemente de outras que ficam consideravelmente abaixo disso. A realização do exame sorológico disponibilizado pelo Laboratório de Análises Clínicas da URI-FW está indicado para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo.  

 

Para a análise faz-se necessária a retirada de 4,5 ml de sangue, por punção venosa. Para prestar este serviço, a URI-FW investiu em capacitação da equipe de bioquímicos, equipamentos e em um processo criterioso de validação de seus resultados. Em trabalhos conduzidos por três meses, atingiu 100% de compatibilidade entre os resultados dos exames efetuados na universidade e avaliados por laboratório externo. Além dos bioquímicos, a equipe conta com o apoio científico e supervisão de docentes doutores na área.  

 

A notícia foi divulgada em coletiva de imprensa nesta quarta, 16, com a presença da diretora-geral da universidade, Silvia Canan; o diretor-administrativo, Ezequiel Albarello e o farmacêutico, Dr. Carlos Eduardo Blanco Linares. Conforme o diretor-administrativo da URI-FW, Ezequiel Albarello, o preço do exame será diferenciado, em torno de R$ 200 e, para empresas e entidades, o valor poderá ser ainda mais acessível. A URI-FW também pretende realizar a testagem de todos os colaboradores até a retomada das aulas.

 

Outra novidade é de que, em breve, tanto o Laboratório de Análises Clínicas quanto os laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) vão funcionar no mesmo prédio.

 

 

Como realizar o exame

Associações, empresas, grupos familiares, entidades e laboratórios da região podem procurar a URI-FW para saber mais sobre as condições especiais para realização do exame. O laboratório atende de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 11h30 e das 13h às 17h. Está localizado no prédio 13, telefone: (55) 3744-9289 e (55) 3744-9295 ou no e-mail: lac@uri.edu.br.

 

 

Sobre o laboratório

O Laboratório de Análises Clínicas da URI-FW está em funcionamento desde 2004, atendendo a comunidade de Frederico Westphalen e região, com a realização de exames laboratoriais particulares, pela Unimed e SUS. São prestados serviços de exames hematológicos, como hemograma, perfil bioquímicos, como glicose para diagnóstico da diabete, perfil lipídico, renal, hepático, além de exames microbiológico (infecção urinária), Imunológicos (hepatites, teste de gravidez), toxicológico para renovação da carteira de motorista, sexagem fetal (a partir de 8 semana de gestação), entre outros. Possui conceito excelente concedido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), programa que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

 

 


Foto: Angelo Lorini
Fonte: Folha do Noroeste, com informações da URI-FW
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados