Notícia

06/10/2020

Redução de chuvas na primavera e verão não devem impactar a agricultura

Quase chegando ao fim do ciclo da safra de inverno e nos preparativos para mais uma safra de verão, o setor agropecuário gaúcho se ampara nas tendências climáticas para seguir com os manejos necessários para o bom desempenho das lavouras. Para a primavera, iniciada no dia 22 de setembro, a meteorologia indica a presença do fenômeno La Niña, o que pode resultar na diminuição das chuvas neste período e no início do verão.
 
 
A boa notícia é que, diferente de outros anos, este deve ser de pouca intensidade, ou seja, sem indícios de resultar em uma severa estiagem, como a presenciada na safra de verão 2019/2020. A informação é do meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que conversou com a reportagem da Novo Rural na semana passada.
 
 
 
Primavera
 
Caracterizada por ser uma estação chuvosa, o evento La Niña deve reduzir as precipitações no Estado gaúcho este ano. Para outubro, a tendência é de chuva regular, dentro da normalidade para o Estado no período – 150 mm a 170 mm na primavera – o que deve favorescer a colheita de trigo. Já no mês de novembro e dezembro, as chuvas serão um pouco abaixo da média e ocorrerão de forma irregulares em algumas áreas.
 
 
–  Ressalto que no mês de dezembro não faltará chuva, apenas teremos chuva abaixo da média – destacou Varone.
 
 
Sobre as temperaturas para a estação, o meteorologista explica que haverá a chamada amplitude térmica, ou seja, noites e madrugadas com temperaturas amenas e durante o dia a temperatura subindo. “Uma condição típica de primavera”, pondera.
 
 
 
Verão
 
De acordo com o meteorologista, não são esperadas estiagens para a temporada, o que deve favorecer o desenvolvimento da soja.
 
 
– Podem acontecer períodos mais secos em algumas áreas em virtude de as chuvas ocorrerem de forma irregular nesse período. Falando sobre o Norte gaúcho, os gráficos, até o momento, não indicam situação severa de estiagem, mas é claro que continuamos no monitoramento – detalhou.
 
 
Diferente do ano passado, quando o fim de primavera foi chuvoso e o início de verão foi mais seco, a transição primavera-verão não deve provocar grandes oscilações no clima.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Rafaela Rodrigues - Revista Novo Rural
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados