Notícia

19/11/2020

Decretada situação de emergência em Erval Seco devido a estiagem

A estiagem que assola todo estado do Rio Grande do Sul, atinge em cheio nosso município e está fazendo com que poços e açudes sequem em diversas localidades, faltando agua para o consumo humano e de animais. Além disso, as perdas na agricultura aumentam cada vez mais, o município de Erval Seco já decretou situação de emergência devido à falta de chuvas.


O decreto Nº 077/2020 fixa situação de anormalidade válida para as áreas comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme contido no requerimento/FIDE do Decreto, que foi publicado no último dia 10 de novembro e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.


Na agricultura, a Emater estima perdas superiores de 60% no milho, no leite redução em torno de 30 a 40 % na produção, e a preocupação com a falta de pastos futuros, sem falar no atraso do plantio da soja, pois com o solo seco não há germinação da semente, e também vai se perdendo o período ideal de planta.


Infelizmente já começa a ser comum encontrar pelas estradas do interior cenários que lembram o sertão: açudes esvaziados, terra rachada, e o caminhões pipa socorrendo famílias que não tem mais água para os animais.


Para tentar evitar o racionamento na cidade, a CORSAN companhia responsável pelo abastecimento da cidade, recomenda usar agua com racionalidade sem desperdício, informações foram repassadas pela gestora de Seberi, Erval Seco, Jaboticaba e Rodeio Bonito, gestora Gabriela de Lima.

 

 


Fonte: Ascom Prefeitura Municipal
Foto: Dieter Windmoller e Alessandro Klaesener
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

08/11/2022 - Terça-Feira
Soja
170,00
Milho
84,00
Trigo
92,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados