Notícia

24/11/2020

URI/FW: testes de Covid-19 com resultados em até 60 minutos

A partir desta segunda-feira, 23, o Laboratório de Análises Clínicas da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, conta com uma nova tecnologia para detecção da Covid-19 em casos suspeitos. O teste imunocromatográfico para detecção de antígeno que da a resposta sobre a presença ou ausência do vírus em até 60 minutos.

 

O Laboratório atende de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h e está localizado no prédio 13 - URI, telefone: (55) 3744-9295 ou no e-mail: lac@uri.edu.br

 


Método imunocromatográfico

O novo tipo de exame é destinado a pessoas que tenham suspeita de infecção pela Covid-19 ou que apresentem sintomas de infecção pelo novo coranovírus. Além disso, é indicado para quem teve contato com o vírus em até sete dias.

 

O método imunocromatográfico é considerado extremamente confiável, possibilitando testes com sensibilidade superior a 96% e especificidade de 99,9%. A coleta ocorre no Laboratório de Análises Clínicas da URI/FW e o resultado é disponibilizado em até 60 minutos. O método  utilizado é o Swab - nasofaringe, com retirada de material introduzindo um cotonete no nariz.

 

Além do teste imunocromatográfico, a universidade disponibiliza teste sorológico, pelo método ELISA.

 

 

Método ELISA

O teste sorológico por Elisa é um dos mais confiáveis para identificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de contato prévio (IgG) com o vírus que causa Covid-19. Essa metodologia se aproxima dos 100 % de sensibilidade e especificidade, diferentemente de outras que ficam consideravelmente abaixo disso.

 

Para prestar este serviço a URI investiu em capacitação da equipe de bioquímicos, equipamentos e num processo criterioso de validação de seus resultados. Tendo atingido 100 % de compatibilidade entre resultados dos exames realizados na URI e avaliados por Laboratório externo. Além dos bioquímicos a equipe conta com o apoio científico e supervisão de docentes doutores na área.   

 

A realização do exame sorológico disponibilizado pelo Laboratório de Análises Clínicas da URI está indicado para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias ou que tenham resultado de RT-PCR negativo.  Para a análise faz-se necessário a retirada de 4,5 mL de sangue por punção venosa, e o resultado é disponibilizado em 3 dias úteis.

 

 

Sobre o laboratório

O Laboratório de Análises Clínicas da URI/FW desde 2004 atende a comunidade de Frederico Westphalen e região com a realização de exames laboratoriais particulares, pela UNIMED e SUS. São prestados serviços de exames Hematológicos, como hemograma, perfil bioquímicos, como glicose para diagnóstico da diabete, perfil lipídico, renal, hepático, além de exames microbiológico (infecção urinária), Imunológicos (hepatites, teste de gravidez), toxicológico para renovação da carteira de motorista, sexagem fetal (a partir de 8 semana de gestação), entre outros.

 

 

 

Fonte e foto: Ascom URI-FW
Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados