Notícia

22/03/2022

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE AS COOPERATIVAS ESCOLARES

EM 2022, SERÃO SETE MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL E DE SANTA CATARINA QUE TERÃO O PROGRAMA DO SICREDI IMPLANTADO

Para dar orientação sobre a metodologia e demais ações das Cooperativas Escolares, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, através da Gerência de Relacionamento e Cooperativismo, promoveu uma formação aos docentes das escolas que desenvolverão o programa neste ano. A programação aconteceu no dia 11, no auditório da Superintendência Regional, em Frederico Westphalen/RS.

Atualmente, existem quatro Cooperativas Escolares em Erval Seco/RS e uma em Planalto/RS. Implantarão a iniciativa em 2022, instituições de ensino de Rodeio Bonito/RS, Seberi/RS, Maravilha/SC, São Carlos/SC e Palmitos/SC, somando sete municípios.

As Cooperativas Escolares, que funcionam no contra turno escolar, têm o objetivo de ampliar o aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos princípios do cooperativismo. Essas oportunidades são voltadas ao desenvolvimento de quatro dimensões – liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. O programa é organizado em quatro fases que garantem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Uma das participantes da formação, é a diretora da Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur de São Carlos/SC, Cristiane Morona, que relata o processo para a implantação do programa. “Desde 2020, a Secretaria Municipal de Educação está articulando com o Sicredi a implementação das Cooperativas Escolares. Em seguida, iniciamos as formações com os professores e a mobilização com a comunidade escolar. Estamos muito entusiasmados com este novo programa, pois ele vai contribuir e fortalecer ainda mais o conhecimento dos nossos estudantes, por meio de vivências e experiências pautadas nos valores e princípios do cooperativismo”, frisa a diretora.

Segundo a Analista de Desenvolvimento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Jaqueline Cheffer Somavilla, a formação foi importante devido ao aprendizado relatado pelos participantes. “Os professores e equipes diretivas presentes saíram satisfeitos, pois entenderam que o programa vai fazer diferença na vida dos alunos envolvidos e das suas famílias também, além de contribuir com toda a comunidade escolar, pois gera uma mudança de atitude, envolvendo atividades sociais, econômicas e culturais, de acordo com os objetivos comuns. Estamos felizes com os resultados e na certeza que ampliaremos as oportunidades de conhecimento dos integrantes, que conforme conhecem o programa, entendem o cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades”, finaliza Jaqueline. 

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados