Notícia

24/10/2014

ERVAL SECO: CAMPEONATO DE BOLÃO INICIOU COM CANCHA RESTAURADA

Por iniciativa do departamento de bolão e apoio da diretoria do Clube Scresa de Erval Seco, a cancha de bolão foi restaurada para garantir mais qualidade e equilíbrio aos jogos. Em alguns locais era visível a deterioração da madeira nas pranchas
Com a cancha restaurada, iniciou no dia 10 de outubro, o Campeonato Municipal Masculino de Bolão. Em cada rodada todas as equipes jogarão e somarão os pinos que definirá o campeão. O campeonato será disputado pelas seguintes equipes: SMS Informática, Supermercado Arno, Lojas Becker/JÔ Produções, Auto Elétrica Dessbessel e Cleomar Transportes.
CONHEÇA UM POUCO DO BOLÃO:
Bolão é uma modalidade esportiva, espécie primitiva de boliche, de origem germânica, onde recebeu o nome de Kegeln, composto de uma pista de madeira, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina, e nove pinos de plástico ou madeira. O objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas.
Na Alemanha há cerca de 90 mil jogadores cadastrados, e no restante da Europa cerca de 130 mil adeptos, em países como Suíça, Liechtenstein, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Luxemburgo, Croácia, Sérvia, Hungria e outros, reunidos em federações. É também praticado no Texas e na Região Sul do Brasil, onde é forte a presença cultural de imigrantes alemães e possuindo federações estaduais, como a Federação de Bolão do Rio Grande do Sul.
É um dos mais antigos tipos de jogos da história da Humanidade. Existe há cerca de 3 500 anos, onde escavações em sítios arqueológicos egípcios detectaram sinais de um jogo de bolão ancestral. Inclusive há indícios de que povos bárbaros e tribais teriam um eventual jogo com caveiras e ossos no lugar de bolas e pinos.
Em períodos variados da história, o bolão foi de forma recorrente condenado como jogo de azar ou praga, ora pela Igreja, ora pelo Estado, já que em torno das reuniões de "bolonistas" (denominação dada a estes jogadores) havia por várias vezes bebedeiras, brigas, discussões e apostas em dinheiro. Isso fez com que esta prática esportiva fosse perseguida.
 
Fonte e foto: Eduardo Wagner/ Rádio Nativa FM/ MFB
 

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados