Notícia

16/01/2019

Eclipse da lua será visto de todo o Brasil

Apaixonados pela astronomia poderão vivenciar mais uma noite de eventos nos céus. Na madrugada de 20 para 21 de janeiro, acontece a chamada Superlua de Sangue, em que o satélite natural fica mais próximo ao globo, e o eclipse da lua, ou seja, o momento em que ela desaparecerá na sombra da Terra devido ao alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. Especialistas indicam que neste ano será mais fácil observar o eclipse lunar em comparação a julho do ano passado, quando aconteceu o eclipse lunar mais longo do século 21. Por isso, o fenômeno de Superlua foi apelidado de "Lua Sangue de lobo”. O nome “Lua de Sangue” já é conhecido por conta do avermelhamento natural que acontece com a sombra da Terra. Já o apelido “Lobo” foi dado em referência às crenças norte-americanas, de que os lobos uivam durante a lua cheia.
 
 
 
Eclipses lunares totais são relativamente comuns, acontecendo cerca de uma vez por ano, em média. O diferencial da noite de 20/21 de janeiro é que a totalidade dos continentes do Norte e do Sul da América irão experimentar o show completo do eclipse. É a primeira vez que isso acontecerá desde o ano 2000, e a última vez que isso ocorrerá até 2058.
 
 
 
Quando começa o fenômeno?
 
De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o eclipse da lua terá início às 0h37, horário de Brasília. A lua ficará menos brilhante, o que se dá o nome de "eclipse penumbral". Pelos 57 minutos seguintes, a lua começará a escurecer. Até chegar à 1h34, quando se dá início ao eclipse parcial.
 
 
 
 
Eclipse total
 
O eclipse total começará às 2h41min, e é aí que o espetáculo nos céus acontece de fato: a Lua de Sangue entra em cena e o satélite natural tem cor avermelhada durante toda essa fase do eclipse total.
 
 
De acordo com a Nasa, será uma hora e dois minutos de cobertura total do satélite. Ou seja, até as 3h43min a lua vermelha ainda poderá ser vista.
 
 
O Observatório Nacional explica que, até as 4h51min, a lua voltará a ficar cada vez mais iluminada, voltando à fase de eclipse parcial. O eclipse penumbral terminará às 5h48min.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: O AU
Postado por Rádio Nativa FM/ MFB

Link para voltar para a página anterior
Top 5
  • 01

    ABRAÇO DE PIJAMA

    NAVE SOM

  • 02

    PELÍCULA DE VIDRO

    ANDREZA

  • 03

    RESSACA DE VINHO

    NOSSO BALANÇO FEAT. RAINHA MUSICAL

  • 04

    DE BOTA NOVA

    OS SERRANOS

  • 05

    CAMINHO DE MILAGRES

    ALINE BARROS

Aniversariantes

Previsão do Tempo

Cotação do Dia

10/04/2024 - Quarta-Feira
Soja
118,00
Milho
50,00
Trigo
60,00
Arroz

Enquete

Botão para ver o resultado da enquete

Agenda

    Nenhum evento encontrado.
Link para ver todas as agendas
Telefones: (55) 3748-1528 ou (55) 9918-6555
E-mail: contato@ervalseco.com
Š 2013 ErvalSeco.com - Todos os direitos reservados